Espere, estamos aqui para te ajudar!

Quero que entrem
em contato comigo
Já encontrei
o que eu precisava
Não me interessei
em nada

Reciclagem Preventiva

Para não terem sua atividade profissional prejudicada, motoristas gaúchos que exercem atividade remunerada com o veículo poderão passar por reciclagem para evitar ter a carteira suspensa.

Requisitos:
Ser habilitado na categoria C (veículos de carga), D (veículos de transporte de passageiros) ou E (veículos articulados);
Ter na CNH a observação "EAR", que corresponde a exercício de atividade remunerada junto ao veículo;
Atingir entre 14 e 19 pontos, referentes a infrações, nos últimos 12 meses;
Ter o prontuário de habilitação registrado no RS e em situação regular (sem impedimentos, bloqueios ou processos ativos).

Para realizar curso preventivo de reciclagem:
- Compareça a um CFC (Centro de Formação de Condutores) do seu município de residência ou domicílio;
- Solicite a abertura do serviço "Preventivo de Reciclagem";
- Apresente a documentação necessária;
- Obtenha a guia GAD-E para pagamento da taxa;
- Efetue o pagamento do valor da taxa em qualquer dos bancos conveniados;
- Contrate o curso preventivo de reciclagem, de 30 horas/aula, que pode ser realizado presencialmente no CFC, ou -pela internet, na modalidade a distância (EAD), através dos portais das empresas cadastradas junto ao DetranRS;
- Agende o exame teórico no CFC;
- Faça a prova preventiva de reciclagem, aplicada pelo DetranRS exclusivamente na modalidade eletrônica;
Concluído com êxito o processo (curso + prova), a pontuação das infrações relacionadas no requerimento do serviço será desconsiderada para todos os efeitos legais, evitando a penalidade de suspensão.

Observação: O condutor que reprovar poderá realizar novo exame teórico, após cinco dias da realização da última prova, e conforme disponibilidade de agenda, até o prazo previsto para encerramento do serviço.

Documentos:
Documento de identificação do condutor e cópia;
Comprovante de residência (conta de água, luz, gás, telefone, rede de internet, TV por assinatura, condomínio, referente ao último mês ou contrato de locação) e cópia ou declaração de residência assinada no CFC.

Observação: Caso o endereço não tenha sofrido alteração desde o último serviço realizado, não será exigida a apresentação de comprovante de residência.



Solicitar orçamento